Entenda a catarata

Conheça os sinais de catarata e como ela afeta sua visão.

Homem mais velho e mulher sorrindo e se abraçando

Como as cataratas se formam

A catarata é o turvamento do cristalino transparente. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não atrapalha sua visão inicialmente. Mas, com o tempo, a catarata acabará interferindo em sua visão.1

Cristalino normal

Inicialmente, o turvamento de sua visão causado por uma catarata pode afetar somente uma pequena parte do cristalino e você pode não perceber qualquer perda de visão. À medida que aumenta, a catarata vai escurecendo mais o cristalino e distorce a luz que o atravessa. Isso pode levar a sintomas mais perceptíveis.

Olho com Catarata

Iluminação e óculos mais fortes podem ajudá-lo a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interferir nas suas atividades habituais, você poderá precisar de uma cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata é geralmente um procedimento seguro e eficaz.1

Sinais e Sintomas

Conheça os sinais e sintomas de catarata

A catarata começa pequena e pode se desenvolver lentamente, fazendo com que você demore para percebê-la. À medida que começa a crescer e turvar o cristalino de seu olho, pode causar mais sinais e sintomas mais perceptíveis.

Os sinais comuns que você pode apresentar incluem:

  • Sua visão parece embaçada, turva ou obscurecida, como se você estivesse olhando por uma janela manchada ou suja
  • Você pisca ou aperta os olhos com maior frequência para melhorar o foco
  • Você desenvolveu visão dupla em seu olho
  • Você apresenta alterações frequentes nos óculos ou lentes de contato prescritos
  • Você vê halos ao redor de luzes como faróis de carro, luz do sol ou luz de lâmpadas

  • Você não vê as cores tão brilhantes quanto costumava ver, as cores parecem desbotadas ou amareladas e você acha difícil diferenciar as cores dentro do mesmo espectro, como violeta e azul
  • Sua sensibilidade ao brilho e à luz tem aumentado, como os faróis de carros que se aproximam ao dirigir à noite
  • Você passou a precisar de uma luz mais brilhante para suas atividades internas, como ler
  • Você nota uma película cinza ou esbranquiçada sobre seus olhos enquanto se olha no espelho

Outras condições oculares

Correção de outras condições oculares

A cirurgia de catarata é uma oportunidade única de tratar outras condições oculares como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Após o procedimento em sua catarata, talvez você consiga até mesmo reduzir sua dependência de óculos.

Filha abraçando a mãe

Miopia

Miopia é uma condição ocular comum na qual a pessoa enxerga melhor de perto do que de longe. É possível ver claramente ao focar em objetos próximos, como ler ou olhar para a tela de um computador, mas é difícil ver coisas como placas de rua ou objetos distantes.

Três mulheres rindo em um parque

Presbiopia

Presbiopia é a capacidade diminuída de ver objetos próximos, especialmente em baixa luz. Os sintomas de presbiopia normalmente começam por volta dos 40 anos de idade; no entanto, a condição pode ser melhorada com a cirurgia ocular.

Homem de casaco e boina sorrindo

Astigmatismo

Astigmatismo é uma variação na curvatura da córnea ou no formato do cristalino. O astigmatismo leva à visão desfocada ou distorcida a todas as distâncias. A correção visual a laser pode tratar o astigmatismo.

Consulta

5 maneiras de se preparar para a consulta de catarata

A consulta de catarata é o primeiro passo para uma vida pós-cataratas.

Esta é sua oportunidade de conhecer as opções de tratamento e fazer qualquer pergunta importante a seu oftalmologista.

1. Pense em como você usa sua visão no dia a dia e explore as diferentes opções de substituição do cristalino.

O que você ama fazer e sua visão possivelmente impede que você faça? Quais são as atividades mais importantes para você? As respostas a essas perguntas ajudará a você e ao seu oftalmologista decidir a melhor opção de substituição do cristalino para você.

2. Prepare seu histórico médico e leve uma lista de medicações.

Inclua prescrições, medicações de venda livre e vitaminas. Esteja pronto para discutir qualquer condição de saúde ou ocular que possa ter impactado você ou sua família.

3. Escreva uma lista de perguntas.

Esteja preparado para fazer qualquer pergunta que você possa ter sobre cataratas, opções de tratamento, cirurgia e recuperação a seu oftalmologista.

4. Entenda a diferença entre cirurgia de catarata assistida por laser e manual.

Você tem duas decisões importantes a tomar quando se trata de sua cirurgia de catarata: como a nova lente será implantada e que tipo de lente será implantada. Pergunte a seu oftalmologista o que está disponível e qual é a melhor para você.

5. Idealmente, peça para um parente ou um amigo o acompanhe na consulta.

Você receberá muitas informações importantes na consulta de catarata e pode ser aconselhável ter um parente ou um amigo a seu lado.

O que esperar durante sua consulta

Se você estiver tendo sintomas ou se seu médico notar a formação de cataratas, ele/ela provavelmente o encaminhará a um oftalmologista, o médico especialista que realiza cirurgias de catarata.

Durante sua consulta de catarata, o oftalmologista precisará entender se você atende aos critérios para tratamento de catarata e determinará se as cataratas são o problema ou se alguma outra coisa pode estar impactando sua visão.

Paciente consultando sua médica

Uma vez diagnosticado e seu histórico médico discutido, o médico pode decidir se o tratamento de catarata é uma opção para você.

Às vezes, mesmo quando é encontrada uma catarata, a cirurgia pode ser adiada até que a catarata esteja madura o suficiente e os óculos ou lentes de contato não ajudem mais. Mas assim que a catarata começar a afetar as atividades diárias, como ler ou dirigir, o próximo passo é a cirurgia.

Duas pessoas na praia

Para muitas pessoas que sofrem com cataratas, a palavra “cirurgia” pode ser um pouco intimidadora. No entanto, esta é uma oportunidade de restaurar e melhorar sua visão.*

Quer você esteja começando a notar sintomas ou apenas planejando para o futuro, a cirurgia ambulatorial de catarata é uma experiência transformadora que pode valer a pena considerar.

*Há riscos na cirurgia de catarata de rotina. Este fato é irrelevante para a lente que você escolher. Os problemas podem ser pouco significativos, temporários ou podem afetar sua visão permanentemente. As complicações são raras. Estas podem incluir piora da visão, sangramento ou infecção. Doenças ou condições preexistentes podem implicar em maior risco de ter complicações (p. ex., recuperação mais difícil) após a cirurgia de catarata de rotina. Exemplos de doenças ou condições preexistentes são diabetes, cardiopatias e trauma anterior no olho.

Tratamento da catarata

Tratamento da catarata

O tratamento de catarata com as LIOs TECNIS é uma oportunidade única de melhorar sua visão e qualidade de vida.

Referência:

1.Mayo Clinic. Cataracts. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cataracts/symptoms-causes/syc-20353790. Accessed April 24,2023.

2024PP04126

Clear Vision For You

Pacientes ou profissionais de saúde fictícios. Para fins meramente ilustrativos.

A menos que especificado de outra forma, os nomes de todos os produtos que aparecem neste site da Internet são marcas registradas de propriedade da Johnson & Johnson Vision, Inc., suas subsidiárias ou afiliadas ou a elas licenciadas.

O uso de qualquer marca registrada, nome comercial ou imagem comercial da Johnson & Johnson Vision, Inc. neste site é proibido sem a autorização prévia por escrito da Johnson & Johnson Vision. Inc., exceto para identificar os produtos ou serviços da empresa. Marcas registradas de terceiros são propriedade de seus respectivos detentores.

Este site e as informações nele contidas destinam-se a pessoas residentes do Brasil.
© Johnson & Johnson Vision, Inc. 2024