A catarata é uma parte natural do processo de envelhecimento para a maioria das pessoas. Na verdade, 90% das pessoas irão desenvolver catarata até os 65 anos de idade, embora muitos não tenham sintomas durante meses ou mesmo anos depois de seu aparecimento.
Entretanto, há uma série de fatores de risco adicionais que podem fazer com que a catarata se desenvolva mais rapidamente ou mais precocemente:
Formação de catarata
Atrás da íris e da pupila, há um cristalino funciona como se fosse a lente de uma câmera. Este cristalino não apenas ajuda a focalizar a luz que passa pelos olhos para produzir imagens nítidas e límpidas na retina, mas também ajusta o foco do olho para que você possa ver bem de perto e muito de longe. Este cristalino é composto por proteínas e, conforme envelhecemos, algumas delas começam a se aglutinar causando um ponto opaco no cristalino do olho. O desfoque, a opacificação e a descoloração resultantes são o que se considera uma catarata.

Cristalino saudável

Cristalino opaco
A catarata começará pequena e, conforme continuar a se desenvolver, a opacificação se tornará mais espessa e cobrirá uma área maior do cristalino. Isso impedirá que a luz chegue à retina e, como resultado, a visão ficará embaçada, opaca e descolorida.
É possível ter catarata em ambos os olhos?
Normalmente, a catarata se desenvolve em ambos os olhos, porém, pode ser pior em um dos olhos. Isso fará com que sua visão fique diferente em cada olho.