Skip to main content

A catarata é uma “opacificação” ou “amarelecimento” extremamente comum do cristalino do olho que pode resultar em uma visão embaçada, como se você estivesse olhando através de uma janela embaçada ou suja, além de muitos outros sintomas. A catarata aparece na maioria das pessoas conforme envelhecem, começando a se desenvolver por volta dos 40 ou 50 anos de idade, sendo que os sintomas se tornam perceptíveis por volta dos 60 ou 70 anos.

foto-1.png

Imagem de 9 em cada 10 pessoas destacadas para ilustrar que 90% das pessoas desenvolvem catarata até os 65 anos de idade

Mas o que é a catarata, exatamente? Para explicar, precisamos primeiro compreender um pouco melhor como o olho funciona. Há duas estruturas, a córnea e o cristalino que trabalham em conjunto para focalizar a luz na retina, que é a parte do olho que transmite informações para o cérebro permitindo que você “veja” imagens.

A córnea é a estrutura externa de focalização e o cristalino é a estrutura interna de focalização. Os raios de luz passam primeiro através da córnea e, em seguida, através do cristalino.

Diagrama de um cristalino normal versus um cristalino opaco de uma catarata ocular

Cristalino normal

Diagrama de um cristalino normal versus um cristalino opaco de uma catarata ocular

Olho com catarata

A córnea e o cristalino focalizam a luz recebida ao curvar todos os raios de luz para que se encontrem em um único ponto da retina. A partir da retina, estes raios de luz são enviados como pulsos elétricos para o cérebro, onde nossa mente “vê” uma imagem do que está na nossa frente.

Conforme envelhecemos, a catarata faz com que o cristalino do olho se torne opaco ou amarelado, impedindo que os raios de luz sejam focalizados corretamente dentro do olho. Se não for tratada, a catarata faz com que a visão se deteriore ao longo do tempo.

Qual é o estágio da minha catarata?

Para determinar o estágio de sua catarata, o médico irá fotografar seu olho e examinará a opacidade e o amarelecimento do cristalino em uma área muito específica chamada de “região de classificação”.

Região de Classificação

O médico irá então comparar suas fotografias com as imagens de olhos saudáveis para atribuir uma nota baseada na gravidade da catarata da escala. A ilustração abaixo mostra uma faixa de gravidade de catarata.

Diagramas mostrando uma opacificação significativa devido à catarata