Skip to main content

Os olhos são partes surpreendentes do corpo. Apesar de serem pequenos, todos os dias fazem muitas coisas importantes para nós: nos ajudam a ver e nos conectar com o que está ao nosso redor, nos protegem do perigo, mantendo nossas mentes aguçada e permitindo nossa interação com as pessoas e coisas que realmente amamos.

Ao longo do tempo, alterações dentro do olho podem causar a catarata, o que afetará sua visão. Um dia, a catarata pode ser corrigida através de cirurgia, e durante esta correção também será importante que o procedimento lhe ofereça a incrível oportunidade de resolver outros problemas oculares, como a presbiopia e o astigmatismo, para ajudá-lo a ver mais da vida que você quer ver sem o uso de óculos ou usando óculos com menos frequência.

O que é a presbiopia?

 

A presbiopia é um problema ocular relacionado à idade que causa a perda gradual da capacidade dos olhos de focalizar objetos próximos. Quando somos jovens, o cristalino é flexível e, portanto, pode focalizar a luz onde necessário, proporcionando uma visão nítida e permitindo que nossos olhos vejam os objetos de perto, de longe e todo o resto que fica em distâncias intermediárias. Entretanto, conforme envelhecemos, o cristalino e os músculos dos olhos começam a ficar rígidos e inflexíveis. O resultado? Uma visão embaçada para o que está perto, como quando você está lendo um livro ou jornal.

Imagem de um cristalino com presbiopia

Cristalino com presbiopia

Quando começa a presbiopia?

A maioria das pessoas começa a notar os efeitos da presbiopia ao redor dos 40 anos de idade e o problema continua piorando até aproximadamente 65 anos.

Quais são os sintomas da presbiopia?

  • Necessidade de mais luz para ler
  • Dificuldade para ver objetos próximos com nitidez
  • Necessidade de segurar textos mais longe para lê-los
  • Necessidade de usar óculos de leitura ou bifocais
  • Dificuldade de olhar para a tela do computador

O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é um problema ocular que afeta aproximadamente 40% da população. Este problema ocorre quando a superfície do olho (a córnea) tem formato oblongo, como um ovo, em vez de ser redonda, como uma laranja. Assim, quando a luz entra no olho, não é corretamente focalizada na retina, resultando em uma imagem obscura. Você pode ter astigmatismo em um, ou em ambos os olhos, e isso pode ocorrer em qualquer idade.

Imagem mostrando o formato de um olho com astigmatismo

Formato de um olho com astigmatismo

Quais são os sintomas do astigmatismo?

  • Visão embaçada, distorcida ou difusa
  • Cansaço ou fadiga ocular, especialmente ao olhar para a tela do computador por alguns minutos
  • Estrabismo
  • Irritação ocular
  • Dores de cabeça

Como corrigir o astigmatismo

Se você não tem catarata, o astigmatismo pode ser tratado com óculos ou lentes de contato especiais. Entretanto, para tratar casos de catarata e astigmatismo, a lente intraocular tórica é indicada para resolver ambos os problemas oculares, como LIO Tecnis Symfony® Tórica ou a LIO Tecnis® tórica.

Leia mais sobre estas lentes aqui