Skip to main content

Muitas pessoas tendem a achar que a catarata e a piora da visão são sinais naturais do envelhecimento e nem sequer percebem que o tratamento é uma opção. Entretanto, com o avanço da tecnologia, a cirurgia de catarata tem se tornado cada vez mais segura e - é um dos procedimentos cirúrgicos mais comum no Brasil.

Seja através da cirurgia manual ou da cirurgia assistida por laser, a única solução real para restaurar a perda da visão devido à catarata é a remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma LIO (lente intraocular) transparente. Normalmente, o procedimento em cada olho demora aproximadamente 15 minutos e é provável que seja realizado em dias diferentes em cada um deles.

Conversando com seu médico

section03_01-4.jpg

Médico e paciente sorridente conversando

Se você está acima dos 40 anos e tem sinais e sintomas de catarata, converse com seu oftalmologista para saber se você se encaixa nos critérios para a cirurgia, se a catarata realmente é o problema ou há algo mais que possa estar afetando sua visão.

Depois do diagnóstico e discussão de seu histórico médico, o oftalmologista poderá decidir se a cirurgia de catarata é uma opção para você. Às vezes, mesmo quando a catarata é detectada, o médico poderá indicar que você espere até que fique madura o suficiente e óculos ou lentes de contato não sejam mais suficientes para só então realizar a cirurgia. Entretanto, uma vez que a catarata comece a atrapalhar as atividades de seu dia a dia, como ler ou dirigir, a próxima etapa frequentemente será a cirurgia.

Sendo seu próprio defensor

Sua visão é extremamente valiosa. Se você tem catarata, ou algum outro problema ocular, converse com seu médico. Você é o único que sabe como e o que vê e não precisa sofrer com uma visão que não esteja nítida. Se sua visão estiver atrapalhando seu dia a dia, converse com seu oftalmologista.

Para ver o que você pode fazer para se preparar para a cirurgia, clique aqui