Skip to main content

INDICAÇÕES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

INDICAÇÕES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA PARA A LIO TECNIS® MONOFOCAL PEÇA ÚNICA

CUIDADO

Produto de uso exclusivo profissional

ATENÇÃO

Consulte as Instruções de Uso para ver a lista completa das Indicações e Informações Importantes de Segurança.

INDICAÇÕES

As lentes TECNIS® Peça Única são indicadas para a correção visual da afacia em pacientes adultos que tenham sido submetidos à cirurgia de remoção do cristalino com catarata através de extração extracapsular. Estas lentes devem ser colocadas no saco capsular.

AVISOS

Problemas oculares existentes e dificuldades cirúrgicas podem aumentar o risco de complicações. Seu médico determinará se você é um candidato adequado para a substituição do cristalino.

PRECAUÇÕES

Caso seu olho não seja saudável, pode ser que você não obtenha todos os benefícios da LIO TECNIS® Peça Única. Antes da cirurgia, o oftalmologista irá verificar se você tem alguma doença ocular. Se usar lentes de contato, pode ser que o médico solicite que você interrompa o uso antes dos exames para a lente. O oftalmologista indicará quais atividades deverão ser evitadas enquanto você estiver se recuperando da cirurgia. Uma lente monofocal pode proporcionar uma excelente visão de longe, porém pode ser que você ainda precise de óculos para atividades que necessitem de visão de perto.

EFEITOS COLATERAIS

Em menos de 4% dos pacientes, os efeitos colaterais da cirurgia de catarata com a LIO Peça Única incluíram edema macular, um inchaço/espessamento de uma parte da retina. Em menos de 1% dos pacientes, uma segunda cirurgia foi necessária para substituir, reposicionar ou remover a nova lente ou para reparar estruturas do olho.

INDICAÇÕES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA PARA A LIO TECNIS® TÓRICA PEÇA ÚNICA

CUIDADO

Produto de uso exclusivo profissional.

ATENÇÃO

Consulte o rótulo para ver a lista completa das Indicações e Informações Importantes de Segurança.

INDICAÇÕES

As lentes TECNIS® Tóricas Peça Única para câmara posterior são indicadas para a correção visual da afacia e do astigmatismo córneo pré-existente de uma dioptria ou mais em pacientes adultos com ou sem presbiopia que tenham sido submetidos à cirurgia de remoção do cristalino com catarata através de facoemulsificação e desejam uma melhor visão de longe não corrigida, reduzir o cilindro refrativo residual e ter mais independência de óculos para visão de longe. Esta lente deve ser colocada no saco capsular.

RISCOS

Qualquer que seja a lente escolhida, há riscos e podem ocorrer problemas depois da cirurgia de catarata. Os problemas podem ser insignificantes, transitórios ou mesmo afetar a visão no longo prazo. As complicações depois da cirurgia de catarata são raras, porém podem incluir piora da visão, sangramentos ou infecções. Entre em contato com seu oftalmologista imediatamente se houver coceira, dor, luz piscante, “moscas flutuantes”, vermelhidão, dor de cabeça intensa, desconforto estomacal, sensibilidade à luz ou olhos lacrimejantes depois da cirurgia.

AVISOS

A LIO Tórica corrige o astigmatismo quando é colocada corretamente no olho. Há uma chance de que a LIO Tórica seja colocada de forma incorreta ou se movimente dentro do olho e, neste caso, pode ser necessário que o médico mova a lente para a posição correta depois da cirurgia. Se a lente tórica não for colocada corretamente, pode haver distorções visuais. Uma segunda cirurgia poderá ser necessária para posicionar a lente de forma correta. Esta lente não é adequada para pacientes com histórico de traumas oculares. Além disso, esta lente não é adequada para crianças com menos de dois anos de idade.

PRECAUÇÕES

Caso seu olho não seja saudável (incluindo glaucoma), pode ser que você não obtenha todos os benefícios da LIO TECNIS® Tórica. Antes da cirurgia, o oftalmologista irá verificar se você tem alguma doença ocular. Há uma chance de que você ainda possa precisar de óculos para a visão de longe com a LIO Tórica. Tome todos os medicamentos prescritos e use o colírio de acordo com as instruções. Se usar lentes de contato, pode ser que o médico solicite que você interrompa o uso antes dos exames para a lente. Você deverá evitar qualquer atividade que possa prejudicar seu olho enquanto estiver se recuperando da cirurgia. O oftalmologista indicará quais atividades deverão ser evitadas durante este período.

EFEITOS COLATERAIS

Em 3,4% dos pacientes, os efeitos colaterais da cirurgia de catarata nos ensaios clínicos com a TECNIS® Tórica Peça Única incluíram a necessidade de uma segunda cirurgia para reposicionar a lente ou reparar a retina. Outros efeitos colaterais incluíram inchaço/espessamento da retina (2,9%) e separação da retina dos tecidos circundantes (menos de 1%).

INDICAÇÕES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA PARA A FAMÍLIA DE LIOs TECNIS® MULTIFOCAIS PEÇA ÚNICA

CUIDADO

Produto de uso exclusivo profissional

ATENÇÃO

Consulte as Instruções de Uso para ver a lista completa das Indicações e Informações Importantes de Segurança.

INDICAÇÕES

As lentes intraoculares TECNIS® Multifocais Peça Única são indicadas para implante primário com a finalidade de correção visual da afacia em pacientes adultos com e sem presbiopia que tenham sido submetidos à cirurgia de remoção do cristalino com catarata através de facoemulsificação e que desejam visão de perto, intermediária e de longe com mais independência de óculos. As lentes intraoculares devem ser colocadas no saco capsular.

RISCOS

Qualquer que seja a lente escolhida, há riscos e podem ocorrer problemas depois da cirurgia de catarata. Os problemas podem ser insignificantes, transitórios ou mesmo afetar a visão permanentemente. As complicações são raras e podem incluir piora da visão, sangramentos ou infecções. Entretanto, também há compensações pelo recebimento de uma lente multifocal. Apesar de poder haver uma diminuição da necessidade do uso de óculos, talvez também haja alguma perda de nitidez da visão. Mesmo com óculos, esta perda de nitidez pode piorar em condições de pouca visibilidade, como luz difusa ou nevoeiro. Você também poderá notar mais halos (anéis de luz ao redor de uma fonte luminosa) ou glare (efeito de luz difusa ao redor de uma fonte luminosa), que são mais comuns com LIOs multifocais do que com LIOs monofocais. Entre em contato com seu oftalmologista imediatamente se houver coceira, dor, luz piscante, “moscas flutuantes”, vermelhidão, dor de cabeça intensa, náusea/vômito, sensibilidade à luz ou olhos lacrimejantes depois da cirurgia.

AVISOS

Um número muito reduzido de pacientes (menos de 1% em estudos clínicos dos EUA) pode ficar insatisfeito e solicitar a remoção da LIO multifocal. Em condições de pouca visibilidade, pode haver uma maior redução da visão do que aconteceria com uma LIO monofocal. Nestas condições, você poderá ter mais dificuldade para reconhecer alguns sinais de trânsito e objetos de difícil visualização na estrada. Portanto, pode ser necessário ter mais cuidado ao dirigir, especialmente em condições de pouca luz. Em casos raros, as LIOs multifocais podem dificultar alguns tipos de cirurgia de retina. Esta lente não é adequada para pacientes com histórico de traumas oculares. Esta lente não é adequada para crianças com menos de dois anos de idade.

PRECAUÇÕES

Caso seu olho não seja saudável (incluindo glaucoma), sua visão pode não ficar boa mesmo após a remoção da catarata. Neste caso, pode ser que os benefícios da LIO multifocal não sejam totalmente obtidos. Antes da cirurgia, o oftalmologista irá verificar se você tem alguma doença ocular. Há uma chance de que sua visão não fique boa o suficiente com uma LIO multifocal para realizar trabalhos muito de perto ou com detalhes muito pequenos sem óculos. Dependendo do tipo de LIO TECNIS® Multifocal Peça Única que você escolher, a lente terá sido desenvolvida para visão de perto entre 33 a 51 centímetros. Tome todos os medicamentos prescritos e use o colírio de acordo com as instruções. Você deverá evitar qualquer atividade que possa prejudicar seu olho enquanto estiver se recuperando da cirurgia. O oftalmologista indicará quais atividades deverão ser evitadas. Se usar lentes de contato, pode ser que o médico solicite que você interrompa o uso antes dos exames para a LIO multifocal.

EVENTOS ADVERSOS

Implantes de LIO multifocal podem não ser indicados para pacientes que apresentem degeneração macular, alterações do epitélio pigmentar da retina e glaucoma. Em casos raros, incidentes de halos e/ou glare intensos podem resultar na explantação da LIO multifocal e sua substituição por outro tipo de LIO.