Skip to main content

Normalmente, a cirurgia de catarata é rápida (aproximadamente 15 minutos) e costuma ser realizada como procedimento cirúrgico. Um anestésico local em gotas será aplicado para anestesiar o olho e você permanecerá totalmente acordado o tempo todo. Informe o médico se sentir qualquer desconforto ou dor durante a cirurgia de catarata.

Procedimento da cirurgia de catarata: tão fácil quanto contar até 3

O procedimento de catarata será realizado em 3 etapas simples:

Linha do tempo mostrando as três etapas da cirurgia de catarata

Etapa 1: Acesso ao cristalino

Uma incisão muito pequena (~2mm) será realizada na córnea e na cápsula do cristalino. Se a cirurgia for manual, o médico fará a incisão com um aparelho portátil. Se a cirurgia for assistida, um laser pré-programado fará a incisão.

Etapa 2: Remoção da catarata suavemente

Na cirurgia manual, o cristalino opacificado será preparado com um instrumento, aspirado para fora e removido. Já na cirurgia assistida por laser, o cristalino será amolecido e um corte preciso o transformará em uma rede de pequenos pedaços que poderão ser aspirados com cuidado para fora do olho.

Etapa 3: Substituição do cristalino por uma lente artificial

O médico irá inserir uma pequena lente intraocular dobrada que se desdobrará de forma lenta e suave dentro do olho. A lente resolverá a visão embaçada causada pela catarata.

Para saber o que esperar depois da cirurgia, clique aqui